DESDE 1913, HÁ 110 ANOS O XV DE PIRACICABA É O MAIOR DO INTERIOR PAULISTA!

Escudos

VOLTAR PARA A HOME
1. 1913 - Primeiro registrado na Liga Piracicabana

2. 1917 - Utilizado nos uniformes da equipe de futebol

3. 1931 - Aparece durante a campanha do título do Campeonato do Interior

4. 1950 - Escudo registrado na F.P.F.

5. 1930-1960 - Escudo mais usado na história do clube. Foi utilizado também no ano de 2015

6. 1977 - Escudo usado na competição nacional

7. 1950 - Aparece como grande novidade

8. 2000 - Criado em comemoração aos 90 anos do clube

Escudos e Selo

O escudo representa a identidade do time, a imagem a ser passada. O primeiro brasão quinzista apareceu na camisa da equipe em 1919. Desde então, mudou oito vezes, assumindo versões mais simples, apenas com as letras X e V, e até alusivos a Guarda Nacional – o primeiro presidente do clube, Carlos Wingeter, foi capitão.

Exatamente um ano antes de ser comemorado o centenário do Nhô Quim, foi elaborado por Rodrigo Ferezini, membro do marketing do XV, um modelo especial alusivo à data. A intenção foi trazer elementos ligados à história e tradição do time e da cidade de Piracicaba.
As cores padrão adotadas, como não poderia deixar de ser, são o preto e o branco agregados à cor ouro por conta de outro ícone da cidade, o rio Piracicaba e seu peixe mais conhecido, o Dourado. A coroa remete a um dos momentos mais importantes desses 100 anos: a Taça dos Invictos, conquistada pelo Alvinegro em 1967, quando o clube garantiu o acesso ao Campeonato Paulista da Série A1 do ano seguinte.

Há ainda na coroa do distintivo as letras X e V, além das bolas de basquete e de futebol, esportes que fizeram o XV se tornar conhecido no país e que ganharam destaque no hino do clube. O número 100, entre a coroa e o círculo, fortalece o aniversário do time. Já o escudo da década de 1940, período rico em feitos expressivos, foi o escolhido para a composição do distintivo atual. Aparece ainda, na parte de baixo, para lembrar a sua origem, o nome da cidade. O brasão também foi utilizado em 2014.
Outro símbolo incluído nesta categoria é o Selo do Centenário, elaborado pelos alunos do Curso de Design Gráfico da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), graças a uma parceria entre o clube e a universidade, com vistas à produção também do livro comemorativo do centenário.

Desenvolvido sob a orientação do publicitário e ilustrador Camilo Floriano Riani Costa, o selo traz o XV tradicional, as duas estrelas características de suas conquistas maiores, e o número 100, em uma tipologia moderna e indicando movimento, para representar um vínculo entre passado e futuro. O selo foi aplicado à camisa oficial do time no ano do centenário, no canto inferior direito.