DESDE 1913, HÁ 110 ANOS O XV DE PIRACICABA É O MAIOR DO INTERIOR PAULISTA!
VOLTAR PARA A HOME

O preparador físico Leonardo Tabai, de 26 anos, é educador físico por formação e tem toda a sua trajetória profissional ligada ao Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba. Personagem do primeiro episódio do quadro “Minha história com o XV”, ele é piracicabano de berço e saiu da arquibancada, como torcedor XVzista, para se dedicar profissionalmente ao Clube da cidade.

Tabai começou como estagiário nas categorias de base, em 2015, quando ainda era estudante de Educação Física na Unimep. “Apareceu a oportunidade de fazer um estágio no XV e de lá para cá, já faz sete anos. Graças ao XV consegui uma bolsa, o que eu agradeço sempre, pois fez eu me formar e ser quem eu sou hoje”, relembra.

Depois, ele chegou ao profissional como auxiliar de preparação física. O convite, na época, veio do então preparador do clube, Luiz André. “Eu não pude deixar de aceitar, pois é o sonho tanto do atleta quanto do profissional. Depois trabalhei com outros profissionais como Rildo Dionízio, Claudinho Creato e o Robert Yoshio, que são excelentes profissionais e auxiliaram na minha preparação para que hoje eu estivesse pronto para assumir sozinho essa responsabilidade”, fala com gratidão.

Para Tabai, trabalhar no XV é gratificante e um dos pontos destacados por ele durante a entrevista com a XVTV foi o fato de ser natural de Piracicaba, sendo possível transportar para os atletas o sentimento já que esteve do lado do torcedor nas arquibancadas e hoje está no clube.

“Todo mundo que é piracicabano sabe o quanto o XV é importante na nossa vida. Na minha foi um negócio de pai para a filho. É um clube grande, excelentes profissionais em todas as áreas, e hoje a comissão nossa praticamente todos têm ligação com Piracicaba, então ajuda os atletas a entenderam melhor o que é o XV”, descreve.

Ainda sobre as pessoas que fizeram parte da trajetória e o quanto acrescentou para ele como pessoa, Tabai diz que “esse tempo no XV fez eu ser um homem, um profissional de alta qualidade. E eu sempre agradeço, pois o XV abriu a porta e hoje confiam no meu trabalho, tanto o presidente Rodolfo Geraldi, quanto o Douglas Pimenta e o Cléber Gaúcho também”.

Para finalizar, e como não poderia ser diferente, o profissional falou sobre objetivos vestindo a camisa do XV. “Meu primeiro objetivo eu alcancei, que é ser o preparador físico principal. O segundo é ser campeão, porque no futebol, como em outros esportes, a gente só é visto quando a gente ganha um título, tem o acesso. Tive em 2019 o vice-campeonato da Copa Paulista, que foi bastante comemorado porque tivemos a vaga na Copa do Brasil, mas meu sonho mesmo é ganhar um título pelo XV”, projetou.

Leonardo Tabai trabalha junto com o restante da comissão técnica na preparação para o início da Copa Paulista. A estreia do XV de Piracicaba está marcada para o dia 1º de julho, às 20h, diante do Lemense, sendo o jogo de abertura da edição 2022 da competição. Até lá, o grupo trabalha visando chegar em uma boa condição para disputa e buscar a conquista do título.

MAIS NOTÍCIAS