DESDE 1913, HÁ 110 ANOS O XV DE PIRACICABA É O MAIOR DO INTERIOR PAULISTA!
VOLTAR PARA A HOME

Confirmada na disputa da Divisão Especial do Campeonato Paulista, a equipe feminina do XV de Piracicaba vive a expectativa pela estreia na competição, agendada para o próximo dia 15, domingo, às 15h00, diante do Independente, no Estádio Municipal Comendador Agostinho Prada, em Limeira. Entre as jogadoras, estão algumas que voltarão a defender o Nhô Quim, caso da volante Isabela Vieira, que não escondeu a felicidade pelo fato de atuar novamente pelo Alvinegro Piracicabano. 

“É muito gratificante estar aqui, no Barão, de novo. Não imaginava. Eu parei de jogar em 2015 e, desde então, construo minha vida profissional dentro da fisioterapia. Sou osteopata, fiz minha pós-graduação. Minha escolha, lá atrás, foi de parar de jogar, para construir minha carreira, e pisar nesse estádio novamente faz meu coração vibrar diferente. Construímos muitas histórias, criamos muitos vínculos, e me sinto muito bem aqui”, disse Isabela, que é natural de Valparaíso e está com 32 anos. 

A preparação segue, para um bom desempenho no torneio. “Voltei a treinar de maneira intensa, em uma rotina totalmente diferente da época em que eu atuava. Trata-se de um grande propósito, com a modalidade, com a cidade, com o clube. É uma emoção diferente”, externou a volante, que comentou, ainda, sobre o elenco. “Eu acho interessante essa mescla, entre as mais experientes e as mais jovens, que sonham viver o que nós já vivemos, na cidade, no clube e na modalidade”, falou. 

“Atualmente, o futebol feminino está diferente. No meu caso, como fisioterapeuta, procurei continuar no meio esportivo. Tenho meu trabalho de desenvolvimento de performance e prevenção de lesão, com meninas que praticam a modalidade. Então, essa experiência, eu acredito que possa, também, ser bem-vinda para as meninas que estão começando. O propósito hoje é em poder ajudá-las de alguma forma, seja no treino, na partida, ou em uma conversa”, prosseguiu a atleta. 

Apesar de enxergar evolução no reconhecimento da modalidade, Isabela destaca que ainda há um longo caminho a ser percorrido. “Vejo grandes mudanças, levando em consideração a época em que parei até hoje. Fico feliz em ver as meninas sendo muito mais valorizadas. A parte de mídia, de televisão, de comunicação, é muito mais falado. Atualmente, as meninas aparecem muito mais, e até por isso são muito mais valorizadas. Ainda acho, porém, que é um início”, declarou a quinzista.  

“Nós que vivemos nesse meio, temos um sonho de construir algo muito maior, de vermos, por exemplo, a Seleção Brasileira campeã mundial, e essa construção vem da base, da questão de times estruturados se multiplicarem”, descreveu. Além do Nhô Quim e do Independente, compõem a Divisão Especial do Campeonato Paulista: Brothers FC, Velo Clube, Mauaense e Marília.  Na primeira fase, as equipes atuarão entre elas, em turno único, com as quatro melhores avançando de etapa.

O time feminino do XV de Piracicaba conta com as parcerias do Caldeirão FC e da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras). 

 

Foto de capa: Mariana Kasten

MAIS NOTÍCIAS