DESDE 1913, HÁ 110 ANOS O XV DE PIRACICABA É O MAIOR DO INTERIOR PAULISTA!
VOLTAR PARA A HOME

São mais de 36 anos, 1500 jogos e incalculáveis histórias do XV de Piracicaba transmitidas ao torcedor na voz marcante do radialista Mario Luiz Tricta, que, aos 70 anos, lançou neste sábado, 17, a obra “Goool do XV no Barão” (famoso bordão do narrador da Educadora). O local escolhido para a ação não poderia ter sido outro: o Estádio Municipal Barão da Serra da Negra. O livro, que contou com a edição de Adolpho Queiroz e foi produzido pela editora Nova Consciência, tem quase 500 páginas e traz prefácio do jornalista piracicabano Roberto Cabrini.

“Todo jogo do XV que eu faço, eu tenho minha ficha técnica, e eu guardo isso desde o começo. Quando a pandemia teve início, eu pedi ao Dirlei (Melotto, companheiro de rádio Educadora) montar uma planilha, pois ele é muito bom nisso, para que eu começasse a transferir esses dados contidos nas fichas. Eu um determinado momento, eu notei que eu já tinha narrado mais de 1500 jogos do XV. Aquilo me chamou a atenção”, conta Mario Luiz, sobre como surgiu a ideia de produzir o livro.

“Foi então que eu entrei em contato com o Aryzinho, filho do Ary Pedroso, para saber por quanto tempo o pai dele teria narrado partidas do XV. Foram 22 anos e, portanto, o único que poderia ter mais jogos do que eu seria o Gerson (Mendes, falecido em 2021, outra figura lendária do rádio, que foi por mais de três décadas narrador da rádio Difusora), porém o Gerson chegou depois de mim em Piracicaba e parou antes. Comecei a juntar o material que tenho e convidei o Adolpho Queiroz, que é um gênio para isso, para escrever o livro”, prosseguiu.

Para produzir a obra, que serve como registro histórico do que viveu o XV no período de 1986 até o título da Copa Paulista de 2022,  Mario Luiz consultou ainda, por meio do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba), edições de jornais de Piracicaba e dados da Federação Paulista e da Confederação Brasileira de Futebol, além de amigos do meio esportivo. “Deu muito trabalho, com certeza, mas o resultado ficou bem legal. Espero que as pessoas gostem”, falou.

Sobre o autor

Mario Luiz Tricta nasceu em São Carlos, no dia 20 de março de 1952. Graduado em Educação Física e Pedagogia, como ele mesmo define, “sempre teve o rádio na veia”. “Em 1979, em Rio Claro, eu fui convidado pelo Sérgio Carnevale para narrar jogos escolares, mas somente porque era professor de Educação Física. No dia seguinte ele me ligou e disse que iria começar o Campeonato Paulista, que precisava de um comentarista e que eu tinha nascido para o rádio. Eu aceitei e fui me envolvendo cada vez mais. Exerci as mais diversas funções no rádio”, lembra.

Em 1986, Mario Luiz chegou a Piracicaba, onde conquistou seu espaço e criou raízes, a ponto de receber o Título de Cidadão Piracicabano, em 2015, a partir de iniciativa do ex-vereador José Pedro Leite da Silva (PDL). “Tudo isso foi fruto de muito trabalho. Quando vim para Piracicaba, conhecia apenas a dona Anna (Maria Meirelles de Mattos, diretora da rádio Educadora). Me sinto um privilegiado por ter meu trabalho aceito durante todos esses anos e foi uma honra ter recebido o Título de Cidadão Piracicabano”, externou Mario Luiz.

 

SERVIÇO

Livro: “Goool do XV no Barão”
Autor: Mário Luiz Tricta
Editora: Nova Consciência
Editor: Adolpho Queiroz
Prefácio: Roberto Cabrini
Locais de venda: Lojas XV Mania (Rua Silva Jardim, 849, bairro Alto, ao lado da secretaria, anexa ao Estádio Municipal Barão da Serra Negra, e Casarão do Turismo, Avenida Alidor Pecorari, 1433, Parque da Rua do Porto)
Preço:
R$80,00

MAIS NOTÍCIAS