Compartilhe
Após empatar em 1 a 1 com o América/RJ a primeira partida pela segunda fase do Campeonato Brasileiro Série D, na tarde do último sábado, no Estádio Giulite Coutinho, em Mesquita, o elenco do XV de Piracicaba iniciou nesta segunda-feira, 22, a preparação para o segundo e decisivo desafio, que acontece no próximo sábado, às 18h, no Estádio Municipal Barão da Serra Negra, em Piracicaba. Os trabalhos foram divididos em grupos e períodos, de acordo com a atuação no fim de semana.
Os atletas com mais tempo em campo no Rio de Janeiro participaram de atividades regenerativas à tarde. O treinamento dentro das quatro linhas aconteceu pela manhã, no CT (Centro do Treinamento) XV-Raízen, em Saltinho, envolvendo os demais componentes do plantel à disposição da comissão técnica, neste momento. Quem avançar à etapa seguinte da competição garantirá, ao menos, a presença na edição de 2027. Em caso de novo empate, a decisão irá para os pênaltis.
“Atuamos diante de uma equipe muita qualificada, bem treinada, técnica, rápida, o que já vínhamos destacando, e tínhamos que fazer a leitura o mais rápido possível. Acredito que fizemos isso muito bem no primeiro tempo e o segundo foi bem igual, equilibrado, com ambos cientes de que aqueles eram os primeiros 90 minutos, um primeiro tempo”, disse o técnico Fernando Marchiori, ao analisar a última apresentação quinzista, antes de externar em relação ao compromisso que definirá a vaga.
“Temos que ter tranquilidade e sabedoria para jogarmos essa segunda parte, minimizando ao máximo as possibilidades de erros, e tendo um equilíbrio entre todas as ações, tanto defensivas quanto ofensivas”, prosseguiu. Fernando Marchiori ressaltou ainda outro aspecto fundamental. “Contamos com a presença em grande número dos nossos torcedores, para apoiarem e incentivaram os nossos atletas, como sempre fazem, e é tão importante”, concluiu o técnico.
O certame começou com 96 clubes divididos em 16 chaves com seis componentes cada. Os quatro primeiros colocados se classificaram para esta segunda fase (resultando nos 64 times que permanecem na disputa), em que entrou em vigor o sistema eliminatório, que seguirá até o campeão ser conhecido, no mês de outubro. Os semifinalistas e os dois vencedores dos playoffs, que contarão com os eliminados na quinta etapa, garantirão o acesso para a Série C do ano que vem.
Foto de capa: Mariana Kasten