DESDE 1913, HÁ 109 ANOS O XV DE PIRACICABA É O MAIOR DO INTERIOR PAULISTA!
VOLTAR PARA A HOME

A nomenclatura DNA XV nunca esteve tão apropriada para citar uma situação curiosa na equipe Sub-17 do clube piracicabano. Tio e sobrinho, respectivamente, o volante Thiago e o atacante Kevin defendem o time que se classificou para a segunda fase do Campeonato Paulista da categoria. E as questões relacionadas ao DNA XV não param por aí. Thiago é irmão e Kevin filho do atacante Jonathan Cafú, que atuou no Nhô Quim e atualmente veste as cores do Cuiabá, na elite nacional. 

“Para mim, é um privilégio, acredito que para ele também. Nós crescemos juntos, amamos futebol. Às vezes, as pessoas não acreditam que somos tio e sobrinho (risos)”, disse Kevin, que, assim como o pai, atua no setor ofensivo, porém com características de centroavante. Thiago também destaca o bom ambiente. “É uma relação tranquila. Procuramos ajudar um ao outro no dia a dia, pelo que observamos que podemos melhorar, buscando evoluir cada vez mais”, falou o volante. 

O futebol realmente está na família, que conta ainda com outros integrantes envolvidos no “mundo da bola”, o que levou, inclusive, à formação do Centro de Treinamento Jonathan Cafú, dirigido por seu irmão Paulo Sérgio e que tem Maurício, também irmão do atacante do Cuiabá, como um dos professores. Além deles, o ex-lateral-direito Jura (campeão mundial pelo São Paulo em 1993) coordena os treinos na escolinha localizada em Piracicaba. Isso tudo gera vários conselhos à dupla. 

“Nós recebemos muitos. Eles estão sempre conosco. Nossa família é mil”, declarou Kevin. “Com certeza. O Cafú mesmo está sempre à nossa volta, nos aconselhando e dando puxões de orelhas, quando necessário. Tem também a minha mãe, que me dá muitas orientações e está sempre na torcida, passando o ponto de vista dela, e meus irmãos, que nos acompanham e nos apoiam”, externou Thiago, que comentou sobre o fato de defender o clube de sua cidade e de sua família. 

“É um privilégio jogar em Piracicaba, onde resido, e na equipe em que meu irmão atuou”, destacou. “Procuramos sempre dar nosso melhor”, seguiu Kevin. “É uma situação que eu ainda não havia vivenciado, de ter um tio e um sobrinho na mesma equipe. Nós percebemos que eles são bastante unidos e dedicados. Aliás, não só eles, como o grupo todo. Os jogadores têm mostrado muita dedicação, trabalho e foco nos objetivos do clube”, enfatizou o técnico quinzista Leandro Silva. 

Jonathan Cafú comenta a situação 

A alegria é nítida nas palavras de Jonathan Cafú. “Fico feliz em ter um filho e um irmão jogando no mesmo time. Torço para eles seguirem suas trajetórias e tenho muito orgulho deles”, disse o piracicabano, que transmite os ensinamentos da posição ao filho. “Eu converso com o Kevin todos os dias, vejo as partidas dele e aponto alguns detalhes, alguns ajustes que ele pode fazer, para melhorar sua performance. Graças a Deus, ele tem tido um bom desempenho”, comentou. 

O atleta ainda explanou sobre o fato de o futebol estar tão presente em sua família. “Minha mãe jogou, meu irmão Paulo Sérgio jogou. Isso vem de gerações e não poderia ser diferente com eles, que estão buscando seus espaços. Temos nosso CT, que está se expandindo, e isso também me deixa muito feliz, não somente pelo Kevin e pelo Thiago, mas por tantos jovens de Piracicaba ganhando espaço no futebol”, falou o jogador do Cuiabá, satisfeito com o trabalho no CT. 

 

Fotos de capa: Vitor Prates

MAIS NOTÍCIAS