DESDE 1913, HÁ 110 ANOS O XV DE PIRACICABA É O MAIOR DO INTERIOR PAULISTA!
VOLTAR PARA A HOME

As diretrizes do Paulistão A2 Sicredi 2024 foram definidas na manhã desta quarta-feira, 25, no Hotel Intercontinental São Paulo, na capital paulista. A competição terá início em janeiro e seguirá com a mesma fórmula adotada em suas últimas edições. Ou seja, os 16 clubes jogarão entre si, em turno único, e os oito mais bem colocados se classificarão para as quartas de final, que serão em partidas de ida e volta, bem como as semifinais e a final. Empate no agregado levará às disputas de pênaltis. 

A utilização do VAR se dará a partir das fases eliminatórias. Todos os jogos serão transmitidos ao vivo, distribuídos nas plataformas: YouTube Paulistão, YouTube Futebol Paulista, TV Cultura e HBO Max. A A2 deste ano contou com mais de 11 milhões de visualizações. Além do Nhô Quim, estarão na disputa: Capivariano, Comercial, Ferroviária, Juventus, Linense, Monte Azul, Noroeste, Oeste, Portuguesa Santista, Primavera, Rio Claro, São Bento, São José, Taubaté e Velo Clube. 

Presidentes e representantes da Federação Paulista de Futebol e das agremiações que estarão no Paulistão A2 Sicredi (o presidente Luís Guilherme Schnor e o gestor de futebol Douglas Pimenta representaram o Alvinegro Piracicabano) participaram do evento, que começou com palestras voltadas à gestão do futebol, no mesmo local, na última terça-feira. A primeira delas foi ministrada pelo diretor de futebol do Atlético/MG, Rodrigo Caetano, que abordou temas ligados à função. 

O profissional trouxe detalhes das atribuições e responsabilidades da sua profissão, a estrutura do futebol profissional e os desafios e peculiaridades da área, entre outros. Na sequência, o filósofo, professor e jornalista Clóvis de Barros Filho externou reflexões e questionamentos sobre a relação entre o torcedor e seu clube de coração. O educador levou ainda a pauta sobre a busca por excelência dentro do esporte, e encerrou comentando sobre a formação de jovens atletas. 

Para falar de arbitragem, o palestrante foi o ex-árbitro Arnaldo Cezar Coelho, que apitou a final da Copa do Mundo de 1982. Arnaldo apresentou suas experiências pessoais com o esporte e a arbitragem em si. O encerramento das palestras ficou por conta do presidente do São Paulo, Júlio Casares. O dirigente descreveu sua trajetória de torcedor do clube até o cargo atual. Casares destacou, ainda, a importância dos campeonatos estaduais como clubes formadores de talentos. 

O presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, enalteceu a importância do evento e a relevância dos convidados. “Sempre surpreendendo, proporcionando encontros diferentes, encontros para fazer uma troca maior, um aprendizado”, disse. A previsão de início do estadual é para 17 de janeiro. Os finalistas estarão na Série A1 em 2025, enquanto os dois últimos colocados serão rebaixados para a Série A3 do Campeonato Paulista do ano seguinte.

 

Foto de capa: Rodrigo Corsi/Ag. Paulistão

MAIS NOTÍCIAS