DESDE 1913, HÁ 110 ANOS O XV DE PIRACICABA É O MAIOR DO INTERIOR PAULISTA!
VOLTAR PARA A HOME

O piracicabano Guilherme Lisboa entrou no XV de Piracicaba como goleiro, aos 14 anos, se tornou preparador de goleiros aos 19, e, com dez anos de história no clube, parte para um novo desafio. Uma década de muito crescimento pessoal e profissional, como definido por ele mesmo, com muitos momentos inesquecíveis, e a sensação de dever cumprido. Lisboa chegou ao Nhô Quim ainda como atleta e passou pelos três elencos das categorias de formação (além de ter feito parte do elenco profissional): Sub-15, Sub-17 e Sub-20.  

Após cinco anos defendendo a meta quinzista, veio o convite para assumir uma nova função. “A transição no começo foi difícil, porque estava acostumado a ter uma outra visão do futebol, pelo lado do jogador. A preocupação era me dedicar nos treinamentos, e quando passei a ser integrante da comissão técnica vieram outras responsabilidades. O que me ajudou bastante foi ter profissionais dispostos a me ensinar, e rapidamente, mesmo ainda novo, consegui me adaptar”, recorda. 

A partir daí foram mais cinco anos vestindo as cores do Alvinegro Piracicabano, e compartilhando ensinamentos com goleiros do Sub-15, até chegar ao Sub-20. “Esse período fez com que eu evoluísse muito, porque também estive com pessoas que já tinham experiência na função e estavam dispostas a transmiti-la para mim. Fiz muitos amigos nesse tempo. Isso tudo fez com que, pelo lado pessoal, eu me formasse, me estabilizasse e, principalmente, crescesse como ser humano”, disse. 

“Foram dez anos que me transformaram no que sou hoje, no que conheço sobre futebol. Tive o privilégio de ter grandes profissionais ao meu lado, que acrescentaram muito no meu desenvolvimento. Agradeço a todos, sem exceção, todas as pessoas que fiz amizade e que me ensinaram algo de alguma forma. Agradeço ainda aos goleiros que me suportaram (risos), e fico feliz em vê-los evoluir. Saio pela porta da frente, com a sensação de que dei o melhor de mim”, falou. 

Guilherme Lisboa já se encontra em Balneário Camboriú, Santa Catarina, trabalhando na categoria Sub-20 do Camboriú e auxiliando, ainda, o ex-preparador de goleiros do profissional quinzista, Renato Barros, no elenco de cima. Com isso, o preparador de goleiros Osvaltir Júnior, o Juninho, que integrava a comissão técnica do Sub-17 do XV já atua como preparador de goleiros do Sub-20 do Nhô Quim, que está envolvido na disputa da Paulista Cup, em preparação visando o Paulista.

 

Foto de capa: Rafael Assunção

MAIS NOTÍCIAS