Compartilhe
A equipe DNA XV Sub-17 faz diante do Cosmopolitano, na manhã deste sábado, 23, às 11h00, a grande final da Field Cup. Como tradicionalmente acontece, a decisão do torneio será no Estádio Thelmo de Almeida, em Cosmópolis, em jogo único. Em caso de empate ao término do tempo regulamentar, o campeão será definido nas cobranças de pênaltis. A partida é uma reedição da final ocorrida no primeiro semestre, do mesmo campeonato, em que o Cosmopolitano venceu por 3 a 1.
O Nhô Quim e o time de Cosmópolis estiveram em chaves diferentes na primeira fase. O Alvinegro Piracicabano ficou em terceiro lugar no grupo B, com nove pontos ganhos. Nesse período, foram três vitórias e duas derrotas, com oito gols marcados e nove sofridos. O Cosmopolitano liderou o grupo A, com 12 pontos conquistados em suas quatro vitórias, com um revés sofrido, marcando 14 gols e levando dois. Em seguida, entrou em vigor o sistema eliminatório, em encontro único.
O clube de melhor campanha tinha direito ao mando de campo e o empate levava a decisão para os pênaltis. Nas quartas de final, o XV de Piracicaba ganhou por 3 a 0 do DS Sports, no Centro Esportivo Nakazawa, em Atibaia, e o Cosmopolitano venceu o União Barbarense por 1 a 0, no Estádio Thelmo de Almeida. Já pelas semifinais, o Nhô Quim empatou em 1 a 1 com o Real Soccer de Sorocaba, no CT (Centro de Treinamento) Real Soccer, em Iperó, e triunfou por 5 a 3 nas cobranças de pênaltis.
Na última quinta-feira, o Cosmopolitano venceu o Sporting Paulinense por 2 a 1, em casa, e garantiu presença na decisão. Os artilheiros quinzistas na competição são o meio-campista Paulo Paiva e o atacante João Firmiano, com dois gols cada. O zagueiro Pedro Marcello, o meio-campista Guilherme Chiquito e os atacantes Marcos Gabriel, Matheus Bombecine, Renan Ometto, Riquelmy e Vinícius Dargoni anotaram um tento cada. O XV de Piracicaba contou, ainda, com um gol contra a seu favor.
Sub-20
O elenco DNA XV Sub-20 está envolvido, neste momento, em outro certame: a Paulista Cup. O Nhô Quim se encontra no grupo 20, pela segunda fase, em que estreou no último dia 14, com empate em 0 a 0 com o Guaçuano, no Estádio Municipal Alexandre Augusto, em Mogi Guaçu. Pela mesma chave, na tarde da última terça-feira, União São João e Guaçuano empataram em 2 a 2, no Campo Usina São João, em Araras. Os jogos são entre os integrantes dos próprios grupos, em turno único.
Os líderes de cada um deles, e o melhor segundo colocado, independente da chave a que pertença, avançam para as oitavas de final. O Alvinegro Piracicabano volta a campo pelo torneio no próximo dia 26, terça-feira, às 15h00, no CT XV-Raízen, em Saltinho, com o União São João. Na manhã desta sexta-feira, no mesmo local, o XV de Piracicaba fez um jogo-treino com o Sfera, e ganhou por 3 a 0, com gols do meio-campista Bruninho Dias, do atacante Di Lucca e do zagueiro Cauã Ribeiro.
O plantel dirigido pelo técnico Leandro Silva vive a expectativa, também, de conhecer o grupo e a sede em que estará na próxima Copa São Paulo de Futebol Júnior, em janeiro de 2025. Essas e outras questões relacionadas ao campeonato de base de maior visibilidade do país serão divulgadas em Cerimônia de Lançamento da Copinha Sicredi, na próxima segunda-feira, às 19h00, no Mercado Pago Hall, na Mercado Livre Arena Pacaembu, palco da grande final da competição, em São Paulo.
As categorias de formação do XV de Piracicaba contam com a subvenção de projetos federais.
Foto de capa: Mariana Kasten