Compartilhe
O elenco profissional do XV de Piracicaba tem um novo treinador: Leandro Samarone, 52 anos, deixa a categoria Sub-20 e assume a função da equipe que tem a disputa da Copa Paulista como seu próximo compromisso. Os demais integrantes da comissão técnica, a respeito das posições que restam serem ocupadas, serão divulgados ao longo dos próximos dias. O que está definida, também, é a data da reapresentação do plantel, no próximo dia 6, iniciando os preparativos para o torneio.
Antes mesmo do período em que esteve à frente do Sub-20 (cerca de um ano e sete meses, passando de fase nas duas oportunidades em que foi o técnico na Copa São Paulo de Futebol Júnior, e tendo conquistado o título da Field Cup em 2023), Leandro Samarone já possuía forte ligação com o Nhô Quim, pois começou sua trajetória como lateral-direito nas categorias de base do clube, que defendeu entre 1988 e 1992. Depois, atuou ainda por outras agremiações do Brasil e da Rússia.
Fora das quatro linhas, trabalhou como auxiliar-técnico do União Barbarense, assistente técnico e coordenador de futebol Sub-20 do Patrocinense, assistente técnico e técnico do Sub-20 do Velo Clube, técnico do Sub-17 do Inter São Gotardo e auxiliar-técnico do Uberlândia. Samarone teve ainda a oportunidade de conviver com uma das grandes personalidades do futebol, quando foi o tradutor de Zico, então técnico do Bunyodkor da Rússia (país em que jogou por oito anos), em 2010.
“É uma satisfação enorme, e muito prazeroso. Agradeço ao Douglas (Pimenta, gestor de futebol), ao Ivan (Oriani, diretor das categorias de formação), ao Arnaldo (diretor de futebol e financeiro), ao Rodolfo (Geraldi, presidente), pessoas que confiam no meu trabalho, como o próprio Carlão (Carlos Querino, supervisor das categorias de formação), que sempre me apoia. Nunca escondi o carinho que tenho pelo XV, onde me construí como jogador e hoje tenho a honra de ser treinador”, falou.
“Venho me preparando a cada dia. Minha vivência como atleta, dentro do futebol, durante muitos anos, me deu capacidade e conhecimento para exercer essa função, ciente do tamanho do desafio de ir em busca de vitórias e de fazer uma grande competição”, prosseguiu o técnico. “Vivemos um momento de transição e de continuidade. Chegamos à conclusão de dar uma oportunidade para quem é de casa. O Samarone terá total liberdade de trabalho e tomada de decisões”, disse Douglas.
“Nós temos um grupo pré-formado para a Copa Paulista, com jogadores que estão conosco desde 2022, acostumados ao nosso sistema profissional, e que terão oportunidade. Esse grupo será complementado com atletas que serão contratados, com indicação do novo treinador”, prosseguiu o gestor. Ivan Oriani, por sua vez, destacou o sentimento de orgulho diante da notícia. “Ficamos lisonjeados com a escolha pelo Samarone, e sabemos que tem tudo para dar certo”, externou.
Em relação ao Sub-20 do Alvinegro Piracicabano, ele passa a ser dirigido por Leandro Silva, que, desta forma, deixa o Sub-17 (para esta categoria, o nome do novo técnico deve ser confirmado em breve, já que Marlon Ferreira optou por permanecer no Sub-15). Leandrinho, inclusive, comandará a equipe na semifinal da Paulista Cup, com o Referência, que acontece nesta terça-feira, às 8h00, no CDC (Clube Desportivo da Comunidade) Jaguaré, conhecido como Campo do Caju, em São Paulo.
Foto de capa: Mariana Kasten