Paulistão 2014 deve ter 4 grupos de 5 times

No próximo dia 30 de outubro está marcado o Conselho Técnico do Campeonato Paulista da série A1 de 2014. A reunião irá definir com será a nova fórmula da competição. Na semana passada uma reunião prévia deu mostras de como será o torneio no ano da Copa do Mundo.

Embora não seja oficial, a expectativa é que o Paulistão seja dividido em quatro grupos de cinco equipes, que serão definidas em sorteio. O primeiro pote seria os quatro grandes do estado, que seriam os cabeças de chave. Na sequencia, mais quatro pontes com cinco equipes cada de acordo com a colocação no Paulistão deste ano.

Na primeira fase, serão 15 jogos para cada equipe e as equipes do mesmo grupo não se enfrentam, ou seja, o grupo 01 joga contra os adversários dos grupos 02, 03 e 04 e assim respectivamente, totalizando os 15 jogos.

Avançam para as quartas de final as duas melhores equipes de cada chave. As quartas de final e a semifinal devem ser em apenas uma partida e a final em dois jogos. Desta forma, o Paulistão terá um total de 19 datas, quatro a menos que o campeonato deste ano.

Serão quatro os rebaixados, mas estes serão definidos em uma contagem geral entre todas as 20 equipes, não apenas dentro de seu grupo. Não haverá torneio do interior e o campeão será definido pela somatória total de pontos.

Vale lembrar que as regras acima serão mais uma vez discutidas no Conselho Arbitral e podem sofrer algumas alterações.